segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Quem mexeu no meu queijo? 3 Concluindo o trabalho REFLETINDO SOBRE O H.T.P.C.

Após a referência do livro, através de leitura, ou como apresentação de imagens, em programas como power point, ou o vídeo. A utilização dessas mídias podem contemplar o uso dos recursos pra uma reflexão mais dinâmica entre um grupo.

No nosso caso, foi feito um trabalho de reflexão, mesmo sendo destinado essa reflexão pra uma mudança de postura, não teria sido possível se não utilizassemos as mídias adequadas.

Temos essa oportunidade, o nosso municípío investiu nesse sistema, num aparelho chamado BEDEL, cada unidade de ensino recebeu, um Kit: um carrinho portátil que contém: 1 caixa amplificadora, 1 microfone, 1 DVD (com recurso de pen drive), 1 notbook e 1 retroprojetor digital.

Esse aparelho oportunizou esse primeiro contato reflexivo no H.T.P.C. 
Pude perceber que o BEDEL, além de contribuir pra uma melhor explanação de um conteúdo, torna mais claro e dinâmico um assunto. Nem sempre as pessoas estão dispostas a participar, conversar, dialogar sobre um tema, mas esse momento é justamente pra ampliarmos nossas vivencias e nossas manifestações, um momento de estudo de caso, de pauta, de problematização e de reflexão. 

Nessa hora é um poder delegado aos professores e educadores de mostrar suas idéias. Apesar que a maioria dos gestores possuem medo de pessoas que refletem e falam sobre o que pensam. Mas são justamente esses olhos que discutem a educação e possuem uma preocupação verdadeira que a educação aconteça efetivamente. As pessoas querem lidar com pessoas fáceis de domar, que não possuem idéias e que na verdade aceitem passivamente ordens. 

Mas não dá pra crer nessa educação formada de pessoas submissas, que possuem medo de perder emprego, de dizer aqui está errado. Tenho medo das pessoas que afirmam isso, mas nada tem a acrescentar a educação. 

Essas sim são pessoas que nada conhecem e nada buscam pra mudar. Só enchem discursos pessimistas, vazios, toscos. Essas nunca sabem mesmo quando mexem no queijo e se alguém mexe elas estão prontas pra apulhalar e desmerecer qualquer atitude positiva no contexto educacional. Essas pessoas deveriam ao invés de ler assuntos qualquer, voltar a estudar sobre leis, política, compreender as vertentes educacionais que a educação passou ao longo da hitória. Observamos que criticam, mas desconhecem o que é mesmo respaldo educacional. Enfim, ao invés de oferecerem sua contribuição, tornam o discurso e o ambiente pesado, não vão acrescentar, somar, apenas desmerecer o trabalho de quem muito se preparou pra poder estar ali não apenas pra cumprir horário. 

Quem mexeu no meu queijo?
Vai além... Nos H.T.P.C. sempre observamos que devemos trazer uma reflexão, um questionamento. Mesmo que os profissionais nem percebam que são levados ao menos a pensar e a contribuir com valores nesse momento.
Assim como os dois doendes, um acomodado, medo do novo. O outro explorador, organiza idéias, reflete sobre as ações. 
São essas pessoas que encontramos e que agimos no dia-a-dia. 

Por isso quem fala sem refletir são as pessoas que possuímos medo. Pois ela passa do lado profissional ao pessoal muito rápido. 

Pessoas práticas, realmente preocupadas, além do conhecimento teorico buscam o aperfeiçoamento da prática. Nessas horas o Horario de Trabalho Coletivo faz a diferença. 
Detectamos a ausencia do queijo, procuramos por ele, encontramos respostas juntos...

Não importa porque falta o queijo... Importa é como essa falta pode ser suprimida... Aquilo que podemos fazer de verdade pela educação.

Toda vez que ir pra uma reunião pedagógica, observe os questionamentos, se as respostas já vem prontas, se te convidam a encontrar uma solução junto, se te oferecem opções... Se estiver num lugar que você nada acrescenta além do seu trabalho... Desculpas... Você não está na educação! 

Mexa no queijo! Contribua! Estude pra fazer a diferença! Observe! Registre....

Mas sobre registro essa é uma outra história... Iremos falar disso numa próxima oportunidade.

Pra hoje fica a dica da reflexão: Você mexe no queijo? Se alguém mexe no queijo: qual o seu comportamento frente a isso? Voce reage ao lado positivo ou você se queixa, queixa, mas na verdade desconhece? Você colabora com as discussões? Você estuda frequentemente? 

Até breve 

As autoras...

Reflita: Quantas vezes num assunto você reagiu desta forma?

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