segunda-feira, 12 de março de 2012

Falando da Semana (05/03/12 a 12/03/12)

Falando da Semana:


31 comentários:

  1. Estou na escola dois dias na semana (segunda e quarta-feira) no período da tarde e neste momento vivencio ótimos dias sem nenhuma adversidade para comentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a estrutura da sua aula? Por que na sua disciplina não há adversidade?

      Excluir
  2. Inicio e encerro a semana na escola, pois trabalho na segunda e na sexta-feira, posso afirmar que no trabalho não tenho nenhuma adversidade, porém a melhor vivencia é poder contar com os amigos de trabalho, especialmente o ANDERSO. Valeu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os amigos são sempre o motivador do nosso trabalho.
      É sempre bom estarmos juntos!

      Excluir
    2. O trabalho nos engrandece, pois e nele que passamos grande parte da nossa vida, muitas vezes esquecemos nossos problema, funcionando como uma terapia e o fato de termos pessoas em que podemos confiar o faz ainda melhor.

      Excluir
    3. A união do grupo sem faz a diferença!

      Excluir
  3. Na sala dos professores conversamos sobre esse assunto, ainda hoje, que a educação perpassa dos alunos até a direção. O respeito e a educação faz parte da boa educação de todos, e devem ser praticadas em todos os momentos, sempre.
    Uma boa solução seria sentarmos e resolvermos esse fato da melhor maneira possível, sendo assim, possível trabalharmos de maneira harmoniosa e prazerosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A educação, no sentido de sermos educados e convivermos em harmonia, deve ser um fato cotidiano. Realmente vivenciado por todos. Tudo que tratamos bem recebemos o bem também.
      Como sabem, eu também gosto de um ambiente tranquilo, sereno. Acho motivador o respeito e o tratar com dignidade a quem trabalha comigo. Assim, eu também gosto de ser tratada.
      É uma troca. Quando recebemos um olhar de descaso, um bom dia sem resposta, uma puxada de orelha na frente das pessoas, nos sentimos constrangidos e desestimulados. Porém, quando estamos receptivos, há pessoas que convivem conosco e que confiamos nelas, trabalhamos mais dispostos e fazemos de tudo pra dar certo os objetivos em comum. O respeito! Respeito é a palavra chave pra que todos tenham serenidade e paz.

      Excluir
  4. Dificuldade em nos adaptar ao novo refeitorio, pois no nosso unico momento de descanço(almoço) o barulho é demais, incomodando os professores que permanecem no projeto.
    Deveria ter sido perguntado a opiniao dos professores sobre esse fato, porem só tivemos a oportunidade de falar sobre isso no HTPC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, Maria Paula!
      O refeitório foi uma necessidade da escola no horário de almoço e lanche. No espaço superior ficavam cerca de 200 alunos num espaço de 70m². O refeitório foi divido em parte superior (porque fica na parte da escola) e inferior (porque fica na parte de baixo da escola).
      O espaço superior estava muito abarrotado de crianças, elas não tinham espaço pra se locomover, comer e nem de ficar a vontade. Esses fatores faziam com que elas ficassem dispersas, incomodadas e indisciplinadas. Resolvemos criar o refeitório inferior. Com as salas dos 2º anos nele.
      A acomodação é um processo normal. Pedimos a compreensão de vocês. Foi uma solução serena e tranquila no qual os alunos se acomodaram mais e estão relacionando melhor.
      Vamos esperar um pouco mais até essa fase de adequação passar e irmos incorporando a nova realidade.
      O barulho é mesmo um incomodo, mas podíamos começar a trabalhar na sala sobre a importância do silêncio e da quietude.

      Excluir
    2. Estamos nos acostumando tambem com o refeitorio. Michelle.

      Excluir
    3. Concordo Maria Paula, a hora do almoço passa tão rápido, nós merecemos te este intervalo de uma maneira mais tranquila, afinal precisamos descansar...

      Excluir
    4. É sim, sempre uma novidade tem que passar pela fase de acomodação. E pra escola o novo refeitório pode oportunizar mais tranquilidade e melhor acomodação dos alunos.
      Aos poucos, até as crianças se adaptarão também e teremos paz e tranquilidade no intervalo.

      Excluir
  5. Em minha opinião, a indisciplina de alguns alunos de nossa escola, talvez seja a maior adversidade que o professor pode enfrentar. Porém, este é um problema que acontece desde às séries iniciais até o ensino médio, então é preciso que o professor encontre meios para trabalhar e contornar esta situação. Quanto à melhor vivência, o convívio com crianças sempre é enriquecedor, e pode nos ensinar muito através de sua pureza e criatividade.
    Jane Baeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso enfatizo o trabalho com valores. Vivemos numa sociedade que os valores tem se perdido. E se tivermos a oportunidade de oferecermos na escola, poderemos ter alunos mais acomodados e cheios de receptividade a escola.
      Uma gincana, aulas de valores, troca de experiências podem colaborar para que façamos uma escola de cara nova.

      Excluir
    2. Com certeza, acredito que se trabalharmos mais a fundo a questão "valores", talvez seja possível amenizarmos o problema da indisciplina.

      Excluir
    3. EITA JANE É SÓ O COMEÇO!KKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    4. Jane a questão da indisciplina é realmente um problema, muitas vezes estamos no meio de uma aula todos os alunos concentrados na explicação e de repente começam as conversas paralelas, brigas entre alunos, etc, isto atrabalha demais... Acho que podemos pedir (e devemos)ajuda a nossa oordenadora pedagógica Débora, ela sempre esta aberta a nos escutar e vamos precisar unir forças para andar todos juntos, falando a mesma língua.

      Excluir
    5. Patrícia,
      sempre quando precisarem estarei aqui, vocês são uma turma dedicada, temos os problemas de indisciplina, assim como em todas as escolas, mas sempre podemos fazer o melhor, e no caso é o que vocês fazem!
      Se o trabalho com valores prosperar, iremos ter uma escola de cara nova daqui uns tempos. Não podemos desistir ou fingir que os problemas não existem, devemos sempre dialogar, procurar o caminho da excelência, pelo nosso comprometimento, pelo nosso idealismo e por não crermos em valores abstratos a nossa realidade.
      Pode sempre contar comigo.
      E você como acha que podemos realizar melhor o nosso trabalho?

      Excluir
  6. o 4ª rosa, melhorou mas precisariamos fazer algumas intervenções! devido a grande quantidade de alunos, a sala fica dispersa e isso dificulta o aprendizado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez fosse bom dividir a sala de aula, pois o grande número de alunos faz com que não tenhamos o domínio da sala.
      Jane.

      Excluir
    2. Esse problema de quantidade de alunos é longo e não iremos resolver nosso problema dividindo a turma. Uma por não termos espaço físico e outra que não temos alunos suficientes pra formar 2 turmas. Temos o problema e agora como resolver?
      Dentro das aulas de Valores há a aula de quietude, do respeito, da mansidão, entre outros temas. Um caminho seria os professores e educadores durante uma semana ou até por mais tempo trabalharem juntos esses temas, no inicio, durante e no final de cada aula. De forma intencional, com recursos de dinâmicas, histórias, exercícios de mentalização, jogos, musicalização.
      O que você acha da idéia?

      Excluir
  7. É verdade, por isso sempre que surge uma oportunidade dentro da sala, como um mau comportamento, por exemplo, uso o acontecimento para conscientizá-los de como seria a melhor atitude a ser tomada, com o respeito ao próximo acima de tudo.
    Jane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns professora Jane!
      Conscientizar que poderiam ter tomado outra atitude, ter feito outro comentário, ter tido outra vivencia é um dos caminhos pra essa vivencia de valores.
      Quando faz essa atitude qual a diferença na vivencia dos alunos em sua aula? Tem dado certo?

      Excluir
  8. Trabalho no projeto com Teatro duas vezes na semana. Está sendo tudo novo para mim, no entanto, o desafio está sendo muito positivo para minha própria formação. Acredito que a maior adversidade está na programações (eventos) que exigem de nós fazermos peças a serem apresentadas com um tempo muito curto, mesmo porque a quantidade de aulas semanais é restrita. No entanto, nesse momento tenho encontrado o apoio irrestrito da Coordenadora Débora o que ameniza a situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escola por ser um caminho nunca igual, sofre com as apresentações de ultima hora, feitas de improviso.
      Sempre procuro estar orientando, avisando com antecedência, mas sempre, escapa dos dedos algumas situações.
      As aulas de Teatro por ser uma semanal por sala, também sofre com essas adversidades de percurso. Sugiro que tenha sempre uma carta na manga. Mas como fará isso? Temas como trânsito, dengue, meio ambiente, nunca saem de moda.

      Excluir
  9. Realmente, por ser uma sala numerosa torna-se muito difícil manter a disciplina especialmente nas aulas em que necessita o uso do caderno e a oralidade.

    ResponderExcluir
  10. a minha semana sempre e boa pois consigo trabalhar com meus alunos tudo que organizo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A organização do professor, seu planejamento é muito importante. Garante a organização do tempo e a quantidade de conhecimentos necessários.

      Excluir