segunda-feira, 26 de março de 2012

FILHOS BRILHANTES ALUNOS FASCINANTES. AUDIO-LIVRO INTRODUÇÃO

Trabalhar valores é um desafio que tem sido vivenciado pelos professores que visam mudar as perspectivas atuais da educação. Ao longo dessas semanas debatemos sobre a importância do trabalho com valores, como poderíamos melhorar nossa atuação e contribuir com uma sociedade escolar mais branda e tranqüila.
Por isso, agora sugiro, que ouçam a introdução do Audio-Livro de Augusto Cury, Filhos Brilhantes Alunos Fascinantes. Após façam seus comentários sobre o audio.

http://www.youtube.com/watch?v=bAe0bGuDqe8






7 comentários:

  1. Nós, educadores, sonhamos com alunos fascinantes, porém esquecemos que estes mesmos alunos, são crianças que brincam, sofrem, às vees, ou talvez, muitas vezes, passasm por dificuldades em suas casas. Estes mesmos alunos que para nós, não sejam tão fascinantes assim, estes mesmos alunos são filhos, filhos que não têm o que necessitam, que vivem situações que os tornam fracos, que os impossibilitam de sonhar com Brilho, com o Fascínio da vida.
    Como professores, podemos mudar ou pelo menos tentar mudar algumas realidades desses alunos, talvez não consigamos ensinar todo o conteúdo, mas consigamos pelo menos contagiar esses alunos com a nossa postura, nossos valores e nosso amor.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do autor deste livro, acho que ele aborda a educaçao como um todo, alunos, professores e pais.
    E uma frase dita nesse audio mostra muito da nossa realidade: "Se andarmos por onde os outros já andaram, chegaremos apenas onde todos já chegaram", ou seja, vamos fazer diferente, vamos ser a diferença! Michelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora em determinadas situções seja difícil andarmos onde ninguém andou, ou fazermos diferente de muitos às vezes até conseguimos algo diferente, que seja em uma ou em outra sala. Em outras salas até podemos copiar ações que deram certas com outros professores.

      Excluir
  3. Pra mim o Augusto Cury é um grande pesquisador e profundo conhecedor da mente humana, um dos questionamentos que me chama atenção é que se ao invés de reclamar, apenas reclamar, seja sobre a indisciplina, ou número de alunos por sala, ou qualquer ouro tipo de problema, nós podemos fazer a diferença, se queremos alunos fascinante também temos que mostrar que podemos ser professores fascinantes ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sua observação Conejita, ele realmente é conhecedor da mente humana, tem uma sabedoria incrível quando fala do ser humano como pessoa ou como aluno. Resta-nos saber se conseguimos atrair o aluno como verdadeiros professores "fascinantes".

      Excluir
  4. "Se andarmos por onde os outros já andaram, chegaremos apenas onde todos já chegaram"
    Quanto a esta colocação, acredito realmente que cada professor em sua atuação dentro da classe pode fazer um trabalho diferente, que mesmo diante das adversidades enfrentadas, ainda assim pode alcançar resultados satisfatórios, mudanças em seus alunos, que mesmo pequenas poderão mudar o curso de sua vida.
    Jane Baeta.

    ResponderExcluir
  5. Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia vai além, aprende com os erros dos outros, pois é uma grande observadora.
    Procurem um grande amor na vida e cultivem-no. Pois, sem amor, a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem aventura! Mas, nunca esqueçam, em primeiro lugar tenham um caso de amor consigo mesmos.
    Augusto Cury

    É EXATAMENTE ISTO QUE PROCURO PASSAR PARA MEUS ALUNOS A
    GOSTAREM DE SI MESMO DE FAZER TUDO PARA LUTAR PELO QUE
    SONHA, NÃO PERDER A GARRA PARA VENCER OS OBSTÁCULOS DA
    VIDA A PENSAR PARA REAGIR, LUTAR CONTRA O MEDO, AS
    REJEIÇÕES E AOS CONFLITOS INTERNOS QUE CONVIVEMOS TODOS OS
    DIAS

    ResponderExcluir