Pergunta enviada por Ulisses de Souza, Praia Grande, SP
Conversei com Adriana Ramos, doutoranda da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que lecionou por 15 anos no Ensino Fundamental e pesquisa classes indisciplinadas. Ela sugere três intervenções simultâneas. A primeira é organizar aulas semanais de Educação Moral, em que se alternam assembleias e atividades com o objetivo de, por exemplo, expressar sentimentos ou discutir conflitos hipotéticos e dilemas morais. A segunda é estabelecer grupos de estudo com os professores para discutir problemas, planejar ações e estudar formas de construir um ambiente sociomoral cooperativo e tornar o conhecimento mais significativo. Por fim, é preciso que a coordenação observe as classes e se reúna com cada docente individualmente, buscando auxiliá-los nas dificuldades e na transposição dos estudos para a prática. São ações de longo prazo, que resultam em relações respeitosas e cooperativas.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/como-lidar-classe-numerosa-dificil-alunos-desrespeitosos-680482.shtml
Primeiramente muito amor na profissão, muita dedicação e intervenções em momentos diferentes, pois à medida que surgem os problemas é necessário uma nova interveçao e diálogo com a turma, sempre com o objetivo de valorizar o "respeito pelo outro', e principalmente por si mesmo.
ResponderExcluirUma classe numerosa faz com que os problemas se multipliquem, por isso é necessário que conheçamos a historia de vida do aluno para não o julgarmos por determinados problemas comportamentais.
Em primeiro lugar é preciso que saibamos que como o texto diz, é um processo a longo prazo, mas por outro lado acredito que é possível termos um resultado positivo se fizermos um trabalho em conjunto, de modo que todos os professores, coordenador e diretor tenham um mesmo foco. Por exemplo, se o foco agora é trabalharmos a quietude, então todos farão o mesmo em sala de aula, corredores e em todo o ambiente escolar. Se pedirmos para nossos alunos ficar em silêncio, então nossa postura será esta também até que alcancemos um bom resultado.
ResponderExcluirO que se espera da escola é conhecimento. É isso que faz o aluno respeitar o ambiente à sua volta. Se a aula está um tédio, ele vai procurar algo mais interessante para fazer.Indisciplina é um problema pertinente a escola, e que por tanto sempre vai existir, com maior ou menor intensidade. Lecionar não é só aplicar conteúdos, é também dialogar, entender, mediar conflitos e com certeza ter paciência, equilíbrio e disposição para tratar de casos de indisciplina.
ResponderExcluirP.S:Eu sei é difícil