segunda-feira, 16 de abril de 2012

A INTERDISPLINARIDADE NA ESCOLA - TODOS SÃO ESTRELAS

 
Trabalho de Teatro e Dança
na Escola de Período Integral
É interessante como o trabalho interdisciplinar cresce e desenvolve os alunos e professores.

A interdisciplinaridade favorece que todos compartilhem e vivenciem diversas situações de vários ângulos e fatores. Quando a proposta curricular permite que haja troca, participação e direcionamento, o ensino e aprendizagem focam a evolução de todos. E quem mais ganha é o aluno.

Para trabalhar interdisciplinar no ensino fundamental 1, onde normalmente os alunos vivenciam as atividades escolares com o mesmo professor, é mais fácil, pois o mesmo detém de todos os conteúdos e pode fazer o intercambio sem grandes complicações. Mas, escolas que possuem as disciplinas distintas se torna um desafio. Pois os professores precisam estar articulados, saber todas as atuações de seu companheiro, ser aberto a receber e não ter melindres a se doar.

Esses valores educacionais, subjetivamente psicológicos, deixa o caos a educação, ou os professores são egoístas e querem brilhar sozinhos ou não querem fazer além de entrar pra sala de aula, "dar" a sua aula e terminar o compromisso do dia assim. A interdisciplinaridade e contextualidade são características de desprendimento, de sonhos coletivos, de busca, responsabilidade. Sim. São essas características que nota-se em profissionais que trabalham e sabem administrar com êxito essa vivência.

No caso, as professoras de Teatro e a de Dança elas foram eximias nesses conceitos. Souberam administrar, conversar, acertar ponteiros. Desde o planejamento, nossas ações foram de equilíbrio e respaldo.

Todas as disciplinas deveriam trabalhar em sua maximidade. Sabemos que a desagregação conteudista, vem do processo histórico, principalmente durante a Revolução Industrial. Tal fato se fez necessário devido aos estudos da época, separando todos os conteúdos e concentrando atenção apenas ao enfoque da questão.

Essa sistematização do saber persistiu por muitos e muitos anos, alcançando séculos. Porém, da década de 1990, percebemos que estudiosos já defendiam a interdisciplinaridade, no qual nos Parâmetros Curriculares Nacional de 1997, o documento defendeu a interdisciplinaridade, a interação, a cooperação.

Portanto, são inúmeras as vantagens em trabalhar e articular as disciplinas. Contribuir com a formação do professor e o crescimento do aluno.

Segundo a vice-diretora Ivone Ramos, a interdisciplinaridade abrange a totalidade. Salienta que só foi possível a realização do Teatro devido a flexibilidade de todos os envolvidos do projeto. Desde aos educadores até os professores, este envolvimento proporcionou equilíbrio. Não houve estrelismo, ninguém quis brilhar sozinho. Todos foram responsáveis pelo sucesso e pela aprendizagem. Todos foram estrelas.

A Coordenadora Débora Schnek descreve a interdisciplinaridade como sendo a articulação perfeita do saber. Que contempla a formação pessoal, psíquica e estética de todos. "Um grande professor não se mede pelo conteúdo transmitido, mas pela forma como interage, contempla e manifesta seus conhecimentos e pela maneira que seus alunos o absolvem".

Desta forma, a interdisciplinaridade coopera com a formação social, politica e educacional. Favorecendo a todos.


6 comentários:

  1. muito bom d. debora! ficou ótimo, é isso msm, em uma equipe onde todos brilham, os resulatdos são bem melhores!

    ResponderExcluir
  2. De fato, a Interdisciplinaridade favorece tanto professores como alunos, pois uma vez interagindo professores de disciplinas ou séries diferentes ganha o aluno e o professor, pois há a interação dos professores na preparação das aulas e o conteúdo sai com o resultado melhor do que se esperava e o trabalho final muitas vezes surpreende até mesmo os professores que não esperavam "tanto".

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, em todos os lugares que estivermos, é necessário um trabalho em unidade, contando com a cooperação de todos e generosidade. E na escola não poderia ser diferente é preciso que todas as disciplinas tenham um objetivo comum: o bem estar e progresso de nossos alunos.
    Jane Baeta.

    ResponderExcluir
  4. Eleger a interdisciplinaridade como eixo da educação escolar implica em comprometer-se com novas responsabilidades, decisões e planejamentos.Tal situação exige uma investigação e uma análise dos objetivos que se quer atingir ressaltando que este trabalho pode contribuir muito para todos que de alguma forma participam do processo educativo.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, quando o aluno é envolvido em uma aula interdisciplinar, ele se identifica mais com o conteúdo, se sente o centro no processo do ensino-aprendizado. E isso facilita consideravelmente seu aprendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, é muito importante o aluno se identificar com o conteúdo ministrado, ele se motiva e a aula flui de maneira prazerosa.

      Excluir