
Trabalho
de Teatro e Dança
na Escola de Período Integral
É
interessante como o trabalho interdisciplinar cresce e desenvolve os alunos e
professores.
A
interdisciplinaridade favorece que todos compartilhem e vivenciem diversas
situações de vários ângulos e fatores. Quando a proposta curricular permite que
haja troca, participação e direcionamento, o ensino e aprendizagem focam a
evolução de todos. E quem mais ganha é o aluno.
Para
trabalhar interdisciplinar no ensino fundamental 1, onde normalmente os alunos
vivenciam as atividades escolares com o mesmo professor, é mais fácil, pois o
mesmo detém de todos os conteúdos e pode fazer o intercambio sem grandes
complicações. Mas, escolas que possuem as disciplinas distintas se torna um
desafio. Pois os professores precisam estar articulados, saber todas as
atuações de seu companheiro, ser aberto a receber e não ter melindres a se
doar.
Esses
valores educacionais, subjetivamente psicológicos, deixa o caos a educação, ou
os professores são egoístas e querem brilhar sozinhos ou não querem fazer além
de entrar pra sala de aula, "dar" a sua aula e terminar o compromisso
do dia assim. A interdisciplinaridade e contextualidade são características de
desprendimento, de sonhos coletivos, de busca, responsabilidade. Sim. São essas
características que nota-se em profissionais que trabalham e sabem administrar
com êxito essa vivência.
No
caso, as professoras de Teatro e a de Dança elas foram eximias nesses
conceitos. Souberam administrar, conversar, acertar ponteiros. Desde o
planejamento, nossas ações foram de equilíbrio e respaldo.
Todas
as disciplinas deveriam trabalhar em sua maximidade. Sabemos que a desagregação
conteudista, vem do processo histórico, principalmente durante a Revolução
Industrial. Tal fato se fez necessário devido aos estudos da época, separando
todos os conteúdos e concentrando atenção apenas ao enfoque da questão.
Essa
sistematização do saber persistiu por muitos e muitos anos, alcançando séculos.
Porém, da década de 1990, percebemos que estudiosos já defendiam a interdisciplinaridade,
no qual nos Parâmetros Curriculares Nacional de 1997, o documento defendeu a interdisciplinaridade,
a interação, a cooperação.
Portanto,
são inúmeras as vantagens em trabalhar e articular as disciplinas. Contribuir
com a formação do professor e o crescimento do aluno.
Segundo
a vice-diretora Ivone Ramos, a interdisciplinaridade abrange a totalidade.
Salienta que só foi possível a realização do Teatro devido a flexibilidade de
todos os envolvidos do projeto. Desde aos educadores até os professores, este
envolvimento proporcionou equilíbrio. Não houve estrelismo, ninguém quis
brilhar sozinho. Todos foram responsáveis pelo sucesso e pela aprendizagem.
Todos foram estrelas.
A
Coordenadora Débora Schnek descreve a interdisciplinaridade como sendo a
articulação perfeita do saber. Que contempla a formação pessoal, psíquica e
estética de todos. "Um grande professor não se mede pelo conteúdo
transmitido, mas pela forma como interage, contempla e manifesta seus
conhecimentos e pela maneira que seus alunos o absolvem".
Desta
forma, a interdisciplinaridade coopera com a formação social, politica e
educacional. Favorecendo a todos.
muito bom d. debora! ficou ótimo, é isso msm, em uma equipe onde todos brilham, os resulatdos são bem melhores!
ResponderExcluirDe fato, a Interdisciplinaridade favorece tanto professores como alunos, pois uma vez interagindo professores de disciplinas ou séries diferentes ganha o aluno e o professor, pois há a interação dos professores na preparação das aulas e o conteúdo sai com o resultado melhor do que se esperava e o trabalho final muitas vezes surpreende até mesmo os professores que não esperavam "tanto".
ResponderExcluirCom certeza, em todos os lugares que estivermos, é necessário um trabalho em unidade, contando com a cooperação de todos e generosidade. E na escola não poderia ser diferente é preciso que todas as disciplinas tenham um objetivo comum: o bem estar e progresso de nossos alunos.
ResponderExcluirJane Baeta.
Eleger a interdisciplinaridade como eixo da educação escolar implica em comprometer-se com novas responsabilidades, decisões e planejamentos.Tal situação exige uma investigação e uma análise dos objetivos que se quer atingir ressaltando que este trabalho pode contribuir muito para todos que de alguma forma participam do processo educativo.
ResponderExcluirRealmente, quando o aluno é envolvido em uma aula interdisciplinar, ele se identifica mais com o conteúdo, se sente o centro no processo do ensino-aprendizado. E isso facilita consideravelmente seu aprendizado.
ResponderExcluirConcordo com você, é muito importante o aluno se identificar com o conteúdo ministrado, ele se motiva e a aula flui de maneira prazerosa.
Excluir