Reflexões sobre a mídia em 3
contextos:
Situação 1: Situações de compra,
recursos, calculadoras, celulares.
Situação 2: escola e aluno.
Situação 3: escola e professor.
O uso dos
cálculos matemáticos são observados em vários contextos:
A juventude
tem utilizado com frequência, utilizando aparelhos celulares, tablets e
computadores. Quando andamos nas ruas, vemos em eventos, shopping, clube e
festas; os jovens estão o tempo todo conectados com o mundo. Através de redes
sociais, mensagens e tantos outros dispositivos que dominam com facilidade.
As pessoas
mais idosas ainda possuem resistências com a tecnologia. Muitas vezes criticam
os meios tecnológicos. Mas, fazem cálculo mental com facilidade. Pois para o
contexto que vivem, não há necessidade de muita tecnologia. São cálculos
simples, que não exigem muito. Ainda criticam aos jovens que são tão antenados,
mas que sentem dificuldade em usar as 4 operações.
Há as pessoas
que utilizam os recursos tecnológicos, papeis para registro, computadores e até
a mente para resolver contextos do dia-a-dia.
É interessante!
Não somente a parte do cálculo está sendo utilizado com frequência pelas
pessoas, mas as compras. As compras on-line, cada vez mais, têm ganhado mais
adeptos. No caso, tudo é realizado pela tecnologia, cálculos de todas as
fontes, de todos os meios.
Minha mãe
possui um salão de beleza, ela é dessas pessoas que para o trabalho não vê
necessidade de tecnologia. Faz contas de cabeça, calcula sua média e no final
dá tudo certo. Suas clientes utilizam algumas ferramentas, mas no final a conta
dela sempre ganha. Pois, um desconto sem porcentagem, um sorriso e uma
conversa, ganham suas clientes. Porém, a noite ela joga “Buraco” on-line,
sempre está com 3 pessoas diferentes, jogam uma boa parte da noite. Calcula pontos,
estratégias, segue a pontuação do computador. E passa boas horas. Depois
desliga tudo e vai dormir.
Na escola, é
essa visão de vida que devemos explorar; ensinar métodos diferentes de chegar a
resultados. Em usar a matemática. Fazer das tecnologias aliadas às metodologias
de ensino. Trazer o mundo tecnológico interligado ao mundo educacional. Já
faria diferença em meio a tanta tradição educacional.
A escola tem
este potencial, mas a instituição ESCOLA sozinha não muda nada, é estática.
Somos nós agentes educacionais que temos os poder de transformar as situações e
potencializar o ensino para que haja um desenvolvimento efetivo com os alunos.
Os alunos
estão recebendo essa avalanche de informações e mal estão sabendo as
selecionar. A prática pedagógica pode melhorar essa perspectiva e ampliar essa
vivencia. Mas o diferencial será a postura pedagógica.
Hoje os meios
de busca e pesquisa do aluno é amplo. Não mais como antigamente, tão recente,
que éramos fadados a enciclopédias. Que se atualizavam com tanta demora, num
processo moroso. Para transcrevê-las era preciso utilizar a manuscrita e ou a máquina
datilografa, que era produto de empresas, raramente encontrada em casa, como
são os computadores atualmente.
Hoje com a
internet basta ter o dispositivo de pesquisa, utilizar ferramentas como copiar
e colar. Havendo mais um trabalho de leitura que de escrita.
Nesses avanços
é imprescindível que o professor não fique desatualizado e utilizem os meios de
midiáticos.
Deste modo,
acompanhar a trajetória de mudanças ocorridas na sociedade.
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