terça-feira, 25 de março de 2014

TAREFA 1 PROINFO MÓDULO IV - ESPAÇOS ESCOLARES

REFLETINDO SOBRE OS ESPAÇOS ESCOLARES

Débora Schnek

Escola Municipal Ana Carvalho, Barretos (2011).
Refletir sobre os espaços escolares é muito complicado. Pois o espaço escolar, segundo as propostas de ensino construtivista; deve ser o ambiente que potencializa a aprendizagem. 
Quanto maiores as possibilidades de socialização, intermediação, veiculação das informações, trocas coletivas, entre outros, maiores são os avanços dos alunos em suas redes cognitivas; ampliando a vivência, a sociabilidade e consequentemente a sua aprendizagem.
Como vivemos um contexto histórico educacional marcado pela transmissão de conhecimento realizada e centralizada no professor, encontrar mecanismos que desconfigure essa tradição é ainda um campo quase não explorado pelos sistemas de ensino.
Muitos estudiosos defendem a importância dos espaços escolares como  meio de potencializar a aprendizagem. Os espaços muitas vezes é privilegiado, com boas chances, mas o diferencial será o professor. É ele quem determina em como usá-lo, como efetivá-lo. 
Explorar ambientes como pátio vazio, sala de aula, área livre, sala de biblioteca, de informática, de mídias, o bairro onde moramos e a cidade, ainda é pouco aproveitado pela maioria dos professores. 

A cultura de:
"professor bom é aquele que tem o caderno cheio".
"O professor hoje não deu nada, só brincou."
" Hoje não tivemos aula, ficamos na sala de informática".
"Hoje o professor faltou, adoramos! Sinal que hoje não temos nada."


Enfatiza que a aula somente é caracterizada se estiver enfileirados e com caderno cheio.
Porém muitos alunos tem o prazer de ter um professor que explora o ambiente com inúmeras atividades, que ofertem possibilidades imensas de aprendizagem.
Meu último ano como professora tem vários registros.
Vamos observá-los:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário